Conheça o FaceApp e sua política de privacidade

Conheça o FaceApp e sua política de privacidade

O FaceApp é um aplicativo de edição de fotos e vídeos para iOS e Android desenvolvido pela Wireless Lab, uma empresa localizada na Rússia. Esse aplicativo gera transformações realistas de rostos humanos em fotografias usando redes neurais baseadas em inteligência artificial com muita facilidade.

Recentemente, voltou a fazer sucesso com o filtro de “mudar” de gênero, “a  hashtag “faceappchallenge” (desafio do FaceApp, em português) conta com mais de 198 mil publicações no Instagram”, além desse filtro, o aplicativo também disponibiliza filtros que podem alterar a cor do cabelo, olhos, sorriso.

A grande polêmica com este aplicativo é uma discussão sobre um suposto roubo de dados, portanto, é necessário tomar cuidado e conhecer a política de privacidade e os Termos de Uso do FaceApp antes de baixá-lo.

O FaceApp é seguro?

De acordo com o comentarista de tecnologia Stilgherrian ao veículo ABC News, o aplicativo não é seguro, pois, no tópico  “Informações pessoais que coletamos” é explicitado que o FaceApp possui acesso apenas às fotos fornecidas para modificação e que estas mesmas, permanecem na nuvem por um período limitado de 24 a 48 horas, também diz que as imagens não são utilizadas para outros fins, porém, dados como o modelo do smartphone, à versão do sistema operacional, à resolução de tela, ao idioma, à data, à hora, aos sites que foram visitados são coletados, além disso, caso você tenha logado em alguma rede social, o aplicativo também obtém acesso.

Em seguida, o texto explica como são usadas as informações pessoais do usuário, o FaceApp determina que essa ação é realizada para melhoria do desempenho do app, para direcionamento de anúncios e de marketing,  porém,o trecho “podemos usar esses dados anônimos, agregados ou desidentificados e compartilhá-los com terceiros para nossos fins comerciais legais” muda tudo, isso significa que seus dados podem ser convertidos em anônimos e serem compartilhados com terceiros para fins comerciais legais de interesse da empresa.

Apesar da empresa garantir que suas imagens e vídeos não são divulgados com terceiros, mas, os outros dados podem ser cedidos, ou seja, seu nome, localização, históricos, todas essas informações podem ser cedidas para: afiliados da empresa; provedores de serviço; parceiros de publicidade; plataformas de terceiros e redes de mídia social; conselheiros profissionais — advogados, banqueiros, auditores e seguradoras.

Ao aceitar os termos de condições do aplicativo, você está concordando que “concede ao FaceApp uma licença global, não-exclusiva, isenta de royalties e totalmente paga para usar, reproduzir, modificar, adaptar, criar trabalhos derivados, distribuir, executar e exibir seu conteúdo do usuário durante o termo deste contrato”. Ou seja, suas fotos podem ser utilizadas para fins publicitários!

Como proteger meus dados?

Se você ainda assim quer continuar utilizando o aplicativo, é importante ir na aba de permissões do mesmo e desativar as chaves que permitem a interação do software com o seu smartphone, esse simples passo, garante que o aplicativo não tenha acesso às suas informações pessoais.

Você gosta desse tipo de aplicativo? Quais medidas de segurança você usa? Conte para a gente!

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *