Especial bebês – Alguns cuidados com essenciais para os recém-nascidos

Especial bebês – Alguns cuidados com essenciais para os recém-nascidos

Tudo o que precisamos saber para manter o bebê bem saudável e feliz nos primeiros dias de vida!

Pais de primeira viagem apesar de muito emocionados sempre ficam preocupados com o bebê tão pequeno e delicado, por esse motivo tornam-se vulneráveis a palpites e “receitas” que podem não fazer bem ao bebê.

Separamos dicas de cuidados que não podem faltar no cuidado com os recém-nascidos:

Ainda na maternidade:

  • Além do famoso teste do pezinho, o bebê faz também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça à saúde. Eles também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e tomam a BCG, que protege da tuberculose.

 

  • Embora algumas maternidades ofereçam fórmulas lácteas durante o período de adaptação a primeira mamada, o bebê geralmente tem uma reserva de nutrientes que suporta algumas horas até a próxima mamada. É muito importante estimular o contato pele a pele com o bebê, pois ele torna mais fácil a amamentação.

 

  • A enfermeira fará um banho demonstrativo no quarto. Depois, é só reproduzir em casa.

 

Cuidados em casa:

  • No primeiro mês de vida do bebê certifique-se de que o visitante esteja saudável. Peça para todos lavarem as mãos imediatamente antes de tocar no bebê.

 

  • Com relação ao banho, deixe tudo que precisará por perto. A água da banheira deve estar em 36 graus, quentinha mas confortável. Os especialistas recomendam que bem nesse início da vida, o corpo do bebê seja enrolado numa toalha para a cabeça ser lavada primeiro. Depois, seque a cabeça e aí lave o corpo, gentilmente.

 

  • Antes da amamentação, as narinas devem ser higienizadas com soros fisiológicos em spray específicos para bebês,

 

  • Quanto as orelhinhas, passar depois do banho a própria toalha ou um cotonete suavemente na parte externa da orelha, que depois precisa ser bem secada. Já os olhinhos devem ser limpos durante o banho com algodão e água.

 

  • Na hora de fazer a troca de fraldas, evite lenços umedecidos, que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. Meninos e meninas devem ser sempre limpos da frente para trás. A limpeza é sempre suave.

 

  • Geralmente até 15 dias após o nascimento o umbigo cai, é preciso higienizar bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas.

 

  • A partir da terceira semana as cólicas intestinais começam a dar as caras. É possível aliviar a dor com massagens ensinadas pelo pediatra, que também prescreve medicamentos se necessário.

 

Primeiros passeios:

  • Na primeira semana após a alta hospitalar, o pediatra avaliará a amamentação e a saúde do bebê. Nesse encontro o médico estabelece o ritmo e periodicidade das próximas visitas.

 

  • Evite passeios no primeiro mês, com exceção do pediatra, o bebê não deve ir para a rua no começo da vida. Idas breves à casa dos avós ou outro local tranquilo estão liberadas.

 

  • Banhos de sol, ocorrem só depois da primeira consulta com o pediatra. E são breves, no máximo 15 minutos por dia, fora do período de maior incidência dos raios ultravioleta, que ocorre entre 10h e 16h ou 17h em épocas mais quentes.

 

Aproveite para conhecer nossa linha de produtos “baby”!

Se você gostou de nossas dicas, curte e comente. Deixe sugestões!

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *