Impressoras: Tipos e Suprimentos

Impressoras: Tipos e Suprimentos

Você conhece quais são os principais tipos de impressoras e suas funções?

Então vamos lá!

Existem tantos tipos de impressoras, que fica complicado entender o que cada uma faz.

As diversas tecnologias, podem fazem toda a diferença em relação a produtividade e investimentos, para te ajudar nessa tarefa o blog Unimporte, descreve as principais diferenças e tecnologias para que você encontre a impressora ideal para seu negócio.

Multifuncionais

Foi-se o tempo em que uma impressora só servia mesmo para imprimir. Hoje em dia ainda existem modelos assim, mas a maioria das pessoas optam por multifuncionais, que são impressoras capazes de fazer cópias e ainda digitalizar documentos.

A principal vantagem de uma impressora multifuncional é a economia de espaço, tempo e dinheiro, uma vez que você vai ter um aparelho 3 em 1, e não vai precisar comprar um scanner, uma impressora e uma copiadora separadamente, por exemplo. Outra vantagem é a possibilidade de conectar todas as funções com apenas um cabo, e isso resulta em mais entradas livres no PC, tornando tudo muito mais fácil.

Podemos dizer que as multifuncionais são equipamentos de impressão com funções adicionais, por este motivo a tecnologia de impressão depende do equipamento, podendo ser a laser ou jato de tinta. Cada qual com seus respectivos suprimentos.

Laser

São recomendadas para locais onde o volume de impressão é alto, por isso são mais comuns em empresas, escritórios, instituições de ensino e até hospitais.

Quanto maior for o volume de impressão, mais baixo será o custo. O suprimento utilizado nesse tipo de impressora é o toner, uma tinta em pó extremamente fina que ao ser aquecida, gruda no papel, fixando a impressão na folha.

Jato de tinta

Ideais para baixo volume de impressão, mais comuns em residências ou microempresas.

Apesar da boa qualidade e velocidade de impressão ainda são inferiores às impressoras laser.

Os cartuchos são pequenos, em relação a outras tecnologias, por isso possuem uma capacidade de impressão reduzida, eles jogam gotas minúsculas de tinta sobre o papel, formando as imagens. Este processo faz com que o tempo de secagem da tinta seja mais longo e a impressão seja mais suscetível a desbotamento.

Tanque de tinta

São as famosas impressoras jato de tinta com bulk ink de fábrica. Uma resposta dos fabricantes aos tanques irregulares que eram instalados sem autorização, por terceiros. Do mesmo jeito que as impressoras jato de tinta convencionais, possuem boa qualidade e velocidade de impressão, mas ainda continuam indicadas para uso doméstico ou pequenas empresas onde o volume de impressão é baixo. As tintas liquidas vêm em pequenos frascos, cada frasco possui uma cor do CMYK (ciano, magenta, yellow, black). O tempo de secagem da tinta é mais longo e a impressão desbota com mais facilidade.

Plotter

São utilizadas para impressões maiores, onde a qualidade da impressão deve ser excelente, comuns em empresas de engenharia, arquitetura e estúdios fotográficos. Permite imprimir imagens em grandes formatos com qualidade fotográfica, por este motivo são usadas também na impressão de obras de arte.

Utilizam cartuchos de tinta, porém, como a alta qualidade e fidelidade das cores é essencial, os melhores equipamentos não ficam restritos às 4 cores do CMYK, variando entre 6, 8 ou 12 cores. No caso das plotters a tecnologia é muito superior, devido as diversas cores de cartuchos e também as avançadas cabeças de impressão.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco ou deixe seu comentário!

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *