Logística: o que é, tipos e operadores logísticos

Logística: o que é, tipos e operadores logísticos

O planejamento logístico de empresa é o que faz todos os outros setores trabalharem com eficiência, vamos te mostrar as definições necessárias para você entender um pouco mais do assunto e trabalhar na organização da sua empresa a fim de alcançar suas metas!

O que é?

A logística é um fator que compõe grande parte da estrutura de planejamento.

É o termo que se refere ao controle do movimento do estoque, seja de saída ou entrada de produtos para uma unidade específica como matrizes ou franquias de certa marca.

Ela ajuda as empresas a preencher o armazém de um local com a quantidade exata de produtos que serão vendidos.

Entenda mais sobre os tipos de logística para controlar seu próprio negócio de forma organizada.

 

Tipos de Logística

Existem termos diferentes para se referir a divisões específicas que compõem o mundo da logística.

Cada tipo trabalha com um cargo especial mantendo o controle de todo o movimento do estoque da empresa, esses tipos são caracterizados como:

 

Suprimento

A logística de suprimento tem como foco a coordenação de materiais essenciais que serão entregues em um local e horário específico para auxiliar em produções ou em alguma atividade.

A logística de suprimentos também controla o fluxo do alinhamento do movimento desses materiais, fornecendo produtos por transportes e fazendo o armazenamento de outros.

 

Distribuição

Como o nome já induz, a logística de distribuição gerencia os materiais que precisam ser fornecidos ou enviados para um local, sendo para vendas imediatas ou só para armazenamento.

Os funcionários dessa área realizam a comunicação com todos os setores e é de extrema importância que todas as informações compartilhadas estejam corretas para evitar incômodos futuros.

 

Produção 

Esse é o setor responsável em coordenar a preparação dos suprimentos que já foram entregues com a fase de construção enquanto ela ocorre, ou seja, a logística de produção supervisiona como e quais dos suprimentos irão ser combinados, podendo participar de um processo de fabricação ou montagem.

Quando se trata de aplicações militares, também há a participação de equipes especiais para controlar o espaço e as áreas de produção que são cuidadosamente planejadas previamente.

 

Reversa

O planejamento da logística reversa coordena a remoção de um material excedente e também é responsável por realizar a reabsorção dos produtos em uma oferta de estoque.

No processo de montagem, a logística reversa tem como foco a volta de materiais de uma produção ou de um processo de montagem para alguma fábrica ou ponto específico de armazenamento direcionado pela própria empresa.

Agora que você sabe quais as categorias de logística existem, é hora de saber outro fator importante para que o controle seja eficiente, a participação quase indispensável dos Operadores Logísticos.

 

Operadores Logísticos, quem são?

Esse é o termo dado aos terceiros que estabelecem um contrato com uma empresa para cuidar de toda a logística de modo a acompanhar a competitividade do mercado.

Elas são empresas externas especializadas no assunto que auxiliam marcas de todos os portes fazendo com que todo o controle de movimentação das unidades seja supervisionadas e repassadas para a gerência da empresa contratante.

Eles são especializados em lidar com controle de oferta x serviço, permitindo que a empresa tenha mais espaço para coordenar outras atividades de áreas relevantes que também precisam de muita atenção, como o setor administrativo, operacional, financeiro, etc.

 

ABOL

Conhecida como ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) foi criada por Paulo Augusto Machado Vieira Sarti e Paulo Roberto Guedes, visando a melhoria da competitividade do produto nacional e a redução do custo Brasil.

O serviço desses operadores na logística é tão relevante que atualmente existe uma associação com 8 anos de presença no mercado que separa alguns nomes especialistas de operadores reunindo parceiros de vários departamentos diferentes.

Cada um dos integrantes contribuiu para a fundação do projeto e tem suas próprias estratégias e controle de alto nível para manter o movimento logístico das empresas contratantes.

 

Considerações Finais

Os profissionais que desejam seguir os estudos em logística seguirão uma carreira de várias oportunidades diferentes que carregam uma extrema importância para as empresas do país, com essas informações, você também pode aderir os conceitos apresentados para organizar o seu negócio e alcançar a meta desejada.

A Unimporte é uma Distribuidora que também realiza estratégias planejadas para manter o controle de seu estoque e garantir uma boa experiência para o cliente.

Somos referência para vendas de eletrônicos como computadores, celulares, tablets e muito mais. Visite o site e descubra!

 

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *