Mesas Digitalizadoras: Tem uma para cada tipo de artista, escolha a sua!

Mesas Digitalizadoras: Tem uma para cada tipo de artista, escolha a sua!

MESA DIGITALIZADORA: PARA QUE SERVE E QUAL ESCOLHER:

Uma mesa digitalizadora é uma espécie de prancheta que você conecta no computador e com ajuda de uma caneta especial (stylus), é possível desenhar ou escrever e os movimentos feitos com a caneta sob a prancheta são reproduzidos na tela do computador.

Há diferentes tipos de mesas digitalizadoras, com superfícies variadas (amplas, médias ou compactas), sendo que alguns modelos além da caneta, suportam toques dos dedos. Algumas mesas mais modernas detectam até a inclinação da caneta, ajudando a reproduzir a técnica de efeito “borrado” no desenho.

Importante notar que a caneta, não escreve na prancheta, apenas reproduz os movimentos para a tela do computador.

Uma mesa digitalizadora pode ser usada de muitas formas:

• design de interfaces,
• ilustração, animação
• retoque em fotos

Embora quase todas essas tarefas possam ser feitas com o mouse você demorará para finaliza-las e se cansará rapidamente correndo o risco de desenvolver uma tendinite por conta dos movimentos repetitivos. A mesa digitalizadora permite que você trabalhe com mais agilidade e ajuda a prevenir LER (lesão por esforço repetitivo).

Independente de modelo ou marca, há três detalhes que devem ser observados na hora da escolha:
• Tamanho da mesa: médio ou pequeno são excelentes para estudantes, entusiastas ou para quem precisa fazer retoques ou trabalhos simples;
• Níveis de pressão: quanto maior esse número, melhor, pois com a intensidade da pressão da stylus sobre a superfície você pode criar traços mais finos ou grossos, por exemplo.
• Resolução: Prefira equipamentos com pelo menos 2.048 LPI (linhas por polegada, na sigla em inglês).

Marcas e Modelos:

Huion

A Huion possui um modelo compacto, ótimo para trabalhos ocasionais ou para transporte na mochila:

• Combinando resolução 4000 LPI e 2048 níveis de sensibilidade à pressão da caneta, o Huion H420 oferece excelente controle da espessura, transparência e cor de suas linhas agora de forma ainda mais responsiva e natural.

Wacom

A Wacom é a marca mais lembrada quando o assunto é mesa digitalizadora, tanto por quem está começando quanto por profissionais. Se você está no primeiro grupo ou precisa de um equipamento compacto para viagens, a Wacom CTL472 pode ser uma excelente opção:

• Tipo de caneta: Pressure-sensitive, cordless, battery-free
• Níveis de pressão: 2.048, apenas na ponta da caneta
• Pontas de reposição: 3 pontas de caneta de reposição padrão
• Tecnologia: Tecnologia da ressonância eletromagnética

Se você estiver procurando algo mais avançado, excelente para ilustrações, dê uma olhada na Intuos Art CTH690. Essa mesa de tamanho médio suporta múltiplos toques, tem 2.540 LPI e 2.048 níveis de pressão, além de contar com uma stylus precisa o suficiente para simular lápis, giz, aquarela e outros.

No site da Unimporte você encontra muito mais opções de mesas digitalizadoras, clique aqui!

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *