O que é segurança da informação e por que ela é importante?

O que é segurança da informação e por que ela é importante?

Para quem tem um negócio hoje em dia, principalmente no mercado online, garantir a segurança da informação deve ser uma prioridade, uma vez que a tranquilidade dos seus clientes está em jogo.

Vamos jogar uma luz sobre o assunto e mostrar como você pode garantir sigilo, proteção e segurança aos dados da sua empresa, colaboradores e clientes.

Etapas da cibersegurança

A cibersegurança, que engloba as medidas de proteção online a atos como roubo de informação, dados bancários e fraudes diversas, envolve conceitos-chave, sendo eles: sigilo, integridade, disponibilidade e autenticidade.

De maneira geral isso significa que:

  1. Os dados de clientes devem ser mantidos em sigilo;
  2. O banco de dados deve ter sua integridade garantida contra erros e dados corrompidos através de um backup igualmente seguro;
  3. Os dados precisam ser acessados de maneira eficiente e segura para confirmar a transação;
  4. Dados pessoais devem ser comprovados por medidas de segurança a fim de evitar fraudes e prejuízos.

A partir desses pilares, vemos a importância de que toda a manipulação dos dados seja feita em ambientes seguros. Isso vale tanto para o armazenamento encriptado, quanto para as limitações de acesso pessoais dos colaboradores, que não devem interagir com informações além das estritamente necessárias para o desempenho de sua função.

Da mesma forma, manter o sistema protegido de ataques externos deve fazer parte das medidas de segurança. Cibercrimes crescem e já causam um prejuízo notável no Brasil, chegando em US$ 22 bilhões em 2017.

Através dos smartphones, que estão cada vez mais integrados e conectados, a falha de segurança se espalha de maneira sistêmica e deve ser combatida com atenção aos detalhes e cruzamento de dados.

Componentes essenciais

Para manter a segurança da informação, o gestor de negócios precisa se manter atento e cobrar de suas equipes que acompanhem de perto as medidas de segurança em componentes específicos, cada um merecendo uma abordagem.

Funcionários

Sua equipe de funcionários e colaboradores precisa estar ciente das regras de segurança e deve segui-las com toda ética e cuidado. Pessoas de confiança devem ser responsabilizadas de manter o acompanhamento periódico e garantir que a equipe está seguindo uma rotina segura e responsável.

Além disso, profissionais especializados em segurança cibernética devem compor o time da sua empresa para garantir que os mecanismos internos funcionem como acesso somente em casos autorizados e adequados.

Dispositivos

Computadores e dispositivos móveis fornecidos pela empresa não devem ser utilizados para fins pessoais e vice-versa. O ambiente das empresas precisa assegurar que cada máquina seja acessada apenas pela pessoa responsável e com as permissões adequadas.

Como esses dispositivos servem para acessarmos as informações pessoais dos clientes e banco de dados da empresa, liberar o acesso para uso pessoal abre uma brecha de segurança que pode ser facilmente explorada.

Aplicações de segurança

Antivírus e firewalls, bem como outro tipo de software de escaneamento e proteção, devem compor os seus investimentos de segurança. Eles funcionam como obstáculos para hackers e somam esforços para que o sistema possa identificar e apontar a falha na segurança.

Junto disso, desenvolver um processo de ações a serem executadas em caso de falha é igualmente importante, pois agilidade faz toda a diferença.

Cada vez mais importante

Como foi mencionado, crimes cibernéticos seguem em alta e a engenhosidade das ameaças está cada vez mais avançada, por vezes em ritmo até superior ao surgimento de recursos de segurança à informação.

Não reagir a essa necessidade abre uma janela de oportunidades para pessoas mal-intencionadas.Vale lembrar que o prejuízo pode se estender por muito tempo.

Empresas que são vítimas de crimes tecnológicos e falham em manter a segurança da informação de clientes se tornam arriscadas para se fazer negócio, perdendo boa parte de sua base de negócios de uma maneira repentina.

Por isso a reação é tão essencial. Manter sistemas atualizados e protegidos irá auxiliar para que se identifique as falhas e bloqueie os avanços de hackers. Dessa forma, a confiabilidade da sua empresa, frente a clientes, investidores e colaboradores, tende a crescer exponencialmente.

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *