Qual o fone de ouvido certo pra você?

Qual o fone de ouvido certo pra você?

Fique ligado! O blog Unimporte te ajuda nessa missão!

Não é novidade que um bom fone de ouvido faz toda a diferença.

Mas você sabe qual é o melhor tipo de fone para o seu perfil?

O Blog Unimporte vai te ajudar, separamos os tipos mais populares de fones de ouvido e vamos falar sobre as características e benefícios, para que você escolha o modelo mais confortável para você.

Uma característica que precisa ser entendida antes da escolha e/ou compra de um fone de ouvido é se ele possui isolamento ou cancelamento sonoro. O primeiro conceito é garantido por fones intra auriculares, que fazem com que os barulhos externos sejam anulados e não atrapalhem a reprodução das músicas. Já o cancelamento utiliza tecnologias mais complexas, microfones e sensores de volume são instalados perto dos fones. Sempre que há um nível elevado de ruído no ambiente, o cancelamento de som entra em cena para modificar a equalização do áudio e fazer com que os graves superem o que há externamente.

Para quem gosta de praticar esportes há uma série de fones criados para evitar incômodos e desconfortos causados pelo suor em contato com proteções de fones.

• Earbuds

São os tradicionais fones pequeninos inclusos em iPods e em grande parte dos mp3 players e celulares da década de 2000. O que os difere de outros tipos de fone é o fato de eles repousarem na concha, na parte externa das orelhas. Isso significa que eles geralmente são confortáveis e convenientes, mas em compensação não há qualquer isolamento de sons externos e o encaixe é superficial. Fora algumas pouquíssimas exceções muito bem projetadas, normalmente o som deles é magro, estridente e sem graves.

• Intra auricular

Parecidos com os earbuds, fones intra-auriculares também não possuem proteções maiores para os ouvidos, mas contam com um sistema de isolamento de som. Como eles ficam alocados mais próximos à parte interna do ouvido (com pontas de silicone, geralmente), os ruídos externos não interferem na reprodução das músicas.

Esse tipo de fone apresenta também algumas desvantagens devido ao isolamento sonoro, barulhos de trânsito podem não ser ouvidos, o que pode causar alguns acidentes graves.

• Supra-aurais

São chamados de on-the-ear. São fones ainda grandes que ficam posicionados sobre as orelhas, e não em volta delas. A vantagem em relação aos circunaurais é o tamanho geralmente menor, o que favorece a portabilidade.

Em compensação, não costumam ser tão confortáveis e, em grande parte dos casos, os falantes acabam ficando mais próximos dos ouvidos, o que pode prejudicar o palco sonoro.

• Circoauricular

Poucos conhecem os fones circoauriculares por esse nome. A grande maioria dos usuários costuma chamá-los de “fone com almofada”, devido à proteção aos ouvidos.

Modelos mais profissionais possuem sistemas de cancelamento de som, garantindo ainda mais potência ao áudio reproduzido.

Outra vantagem de fones maiores é a presença reforçada de graves no som. Como eles possuem uma estrutura maior, o “rebote” necessário para encorpar os tons mais baixos é facilmente obtido, sem a necessidade de simular o áudio.

• Headset

Este tipo de fones é muito parecido com os supra auriculares, com apenas um diferencial básico: a presença de microfones. Devido a esse elemento, os headsets são os fones mais indicados para quem gosta muito de jogar games online ou utiliza aplicativos de conversa por voz, como o Skype.

Conseguiu escolher o seu fone de ouvido favorito?

Deixe seus comentários e sugestões.

" class="prev-article">Artigo Anterior

administrator

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *